quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PERGUNTAS AOS DEPUTADOS ESTADUAIS RUY MUNIZ E PAULO GUEDES

* Apolo Heringer Lisboa

Escolhi perguntar somente aos dois pela maior ligação que tenho e amigos em comum. Mas me dirijo a toda a bancada parlamentar do Norte de Minas.
Paulo Guedes, você fez discurso na Assembléia a favor da revitalização do Rio São Francisco. Mas agora mostra incoerência. Como revitalizar os rios ampliando ainda mais o nível indecente de desmatamento? Com mais fertilizantes e agrotóxicos e menos vegetação e água as cianobactérias e algas verdes irão proliferar ainda mais, por que nossos rios já estão poluidos de esgotos e lixo, doméstrico e industriais. Você deve saber que com o extermínio da vegetação o solo é levado pelas chuvas e assoreia os rios. Há enchentes e secas, mostrando o desequilibrio causado pelo desmatamento. Cada fator pesa e reforça a falência geral do meio ambiente. Cada um de nós precisa fazer a sua pequena parte no sentido de resistir. Mas pegar carona do lado errado, visando votos Paulo? Além da terra ficar mais pobre todo o veneno usado na agricultura vai envenenar as águas. Então Paulo Guedes, como você agora faz campanha a favor do desmatamento do Norte de Minas? Você acha que a política das grandes empresas de cana, eucalipto, soja, pinhão e capim pro gado, dos que compram carvão de matas nativas e os estrangeiros que estão comprando terras no Norte de Minas trarão benefício aos pequenos agricultores e aos sem-terra? De que forma, Paulo? Você sendo do PT está do lado dos grandes e contra o interesse dos pequenos, achando que eles não entendem dessas coisas?
Você, Paulo Guedes, foi diretor do DNOCS ou da CODEVASF não me lembro mais, sabe que o Cerrado e a Caatinga tem muito valor apesar de ressequida, tem flora e fauna exuberante, e que não é necessário acabar com esse ecossistema. Quem desdenha do Cerrado desdenha do povo. Para que fazer média com esta histeria dos grandes, conhecendo bem a história do Note de Minas, e sabendo bem de que são capazes no trato com o povo e com a terra? Que adianta votar no PT se os eleitos ficam do lado dos tradicionais? Que diferença faz?
Ruy Muniz, você acha certo apoiar a choradeira fingida para desmatar o Norte de Minas dizendo que vai trazer progresso? Você é um proprietário de faculdades, deveria ajudar a sociedade a se levantar, a se educar e defender o meio ambiente. Fiquei decepcionado quando vi seu nome nesta causa perversa. Você me disse que lutaria para melhorar o Norte de Minas, que a sociedade poderia esperar muito de você, mas desse jeito? Você deve saber que o desmatamento em tão grande amplitude numa região do semi-árido agrava os problemas de regularização nas chuvas e no abastecimento, e provoca mais dificuldades aos agricultores pobres. Eles não podem se manter pela irrigação, que é muito cara. Você é novo e deveria estar repensando a estratégia de desenvolvimento do Norte de Minas em novas bases, sem o critério colonial predadório. Os grandes já dominam o Jaíba construído com recursos públicos, retirados de escolas e casa populares, entregues de mãos beijadas para os ricos que agora querem mais e não querem respeitar os limites impostos pelas leis ambientais. Saõ insaciáveis.
Vocês estão, Ruy Muniz e Paulo Guedes, indo na contra-mão do clamor universal pelo cuidado com o meio ambiente. Nós precisamos de rios vivos, com peixes e onde se possa nadar. Com desmatamento os rios vão secar ainda mais. E ficarão assoreados, com maior concentração de esgotos e todo tipo de lixo. A natureza clama por justiça, os animais e as plantas sofrem com mais desmatamento, retirada de carvão e fogo. Onde os pássaros vão fazer morada e beber água se os ricos desmatam sem parar? E as pessoa mais pobres que vivem da terra não suportarão as pragas que advirão com mais desmatamentos. Já não chega o que já fizeram para os eucaliptos, os pastos, a cana? Qaunta terra está aí desmatada e abandonada? E quanta gente sem condições de utilizar a terra já desmatada? A riqueza não será distribuida se ficar concentrada em empreendimentos nas maõs dos grandes. Será luxo para eles e miséria para os demais.
Estou do lado da natureza e dos que defendem o Norte de Minas contra a onda de mentiras que está sendo espalhada. Em nossa luta para salvar nossos rios, nem sempre somos atendidos como desejaríamos, porque a pressão dos ricos é muiito grande sobre o governo. Há homens no governo estadual que defendem o meio ambiente com correção, coragem e firmeza de caráter. É uma vergonha para nosso país ver pessoas assim serem atacadas com tamanha rudeza e perversidade com fisn eleitoreiros. As futuras gerações terão vergonha disso e se lembrarão dos nomes que protagonizam esta triste cena de extermínio ambiental. O Norte de Minas não merece esta pecha. Com que cara o Brasil vai aparecer nos fóruns internacionais acusado pelo desmatamentgo da Amazônia, do Cerrado, da Mata Atlãntica, do Pantanal, da Caatinga, da Mata Seca? Quando as leis os contrariam os grandes as rasgam?
Espero que encontremos uma solução justa para esta crise e que a natureza e a população vençam esta pressão do Mal. As plantas do Cerrado, onde existe o pequi e medicamentos preciosos, nossos rios e neles os peixes e os animais de nossa fauna precisam sobreviver, são nossa alegria. Se desaparecerem agora será para todo o sempre. Todos perderemos. Sem a natrureza esplêndida, o viver perde a graça. Quem criou a natureza deu autorização para vocês desmatarem e aniquilarem a vida neste planeta em nome de jogadas eleitorais fáceis? Você são deputados e o povo não votou para desmatar e matar. Por favor, mudem de atitude. Vergonhoso é permanecer no êrro.
Abraço, ainda espero estarmos juntos numa solução. Apolo Heringer Lisboa, de SALINAS. (Meu pai fundou a Escola Agrícola Federal de Salinas e defendia a natureza. Eu sou fundador e um dos coordenadores do Projeto Manuelzão, lutando pelos Rios das Velhas e pelo Rio São Francisco. Sou do Norte de Minas).

* Apolo Heringer Lisboa é ambientalista

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Experiência da Asajan no combate à corrupção é mostrada em Brasília/DF

A Controladoria-Geral da União (cgu), com o apoio da Embaixada Britânica no Brasil, e das entidades Amarribo, Avante e IFC-Instituto de Fiscalização e Controle, realiza em Brasília, entre os dias 25 e 27 de setembro, o I Seminário Nacional de Controle Social. O objetivo é apresentar boas práticas de participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública e de debater os limites e possibilidades do exercício do controle social no Brasil. Entre as boas experiências que serão apresentadas está a da Associação dos Amigos de Januária (Asajan), organização não-governamental que desde 2004 combate a corrupção no município e região.
O jornalista investigativo Fábio Oliva, membro fundador da Asajan está em Brasília, onde participa do seminário e profere duas palestras aos participantes. Oliva falará sobre “A experiência da Asajan no acesso a informação pública, sábado (26), às 11 horas; e sobre “O papel da mídia no controle das políticas de educação”, domingo pela manhã. Com a realização deste seminário, que acontece no centro de convenções da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) a CGU pretende contribuir para que cada cidadão, individualmente, ou reunido em conselhos ou associações civis, seja estimulado a exercer o seu papel de sujeito no planejamento, gestão e controle das políticas públicas.
O controle social, entendido como a participação do cidadão na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública, tem a finalidade de verificar se o dinheiro público está sendo usado de maneira adequada. O controle social complementa os controles realizados pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos – os órgãos de controle interno e externo. Além disso, os cidadãos têm, muitas vezes, melhores condições de acompanhar a aplicação do dinheiro público, pois utilizam os serviços e conhecem de perto os eventuais problemas que acontecem no dia-a-dia.

Para debater, aprofundar e disseminar conhecimentos e informações acerca do tema, o I Seminário Nacional de Controle Social leva a Brasília diversos especialistas e cidadãos que vivem o dia-a-dia do controle social no Brasil e dão a sua contribuição para que os recursos públicos sejam empregados com mais efetividade, transparência e dentro dos parâmetros legais. As palestras abordarão temas como democracia, participação, papel da mídia, orçamento, gastos públicos, políticas públicas, além dos relatos de diversas experiências bem-sucedidas na área.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Encontro em Janaúba marca o início da 2ª etapa de qualificação do PróJovem Trabalhador

Na próxima quinta-feira (24), uma cerimônia realizada no Centro Cultural Marly Sarney, em Janaúba, no norte do estado, marca o início da 2ª etapa de qualificação profissional do PróJovem Trabalhador em Minas Gerais. O programa, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com o Governo Estadual por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE) e do Instituto Mineiro de Desenvolvimento (IMDC), prepara os jovens para o mercado de trabalho, oferecendo formação social e qualificação profissional em diversas áreas.
Para oficializar o início dos trabalhos, o encontro vai reunir representantes dos órgãos envolvidos na gestão e na implementação do programa. O vice-governador do Estado, Antônio Anastásia; o presidente do Instituto Mineiro de Desenvolvimento, Deivson Vidal; o Secretário de Políticas Públicas de Emprego, Ezequiel Souza; a Secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Elbe Brandão e o Presidente da Câmara dos Vereadores, Nilson Silva, confirmaram presença na cerimônia.
O encontro tem início às 14h com a apresentação artística da Folia das Letras, um projeto de expansão que considera as dimensões oral, escrita e musical dos textos. Logo após a abertura oficial, o palestrante convidado, professor Gabriel Chalita, falará sobre a importância da qualificação profissional na vida dos alunos e apontando os benefícios gerados também para as comunidades onde o PróJovem Trabalhador é desenvolvido.
Em Minas Gerais, 120 mil jovens participam do PróJovem Trabalhador. O programa, que oferece mais de 14 linhas de qualificação, identifica em cada um dos 189 municípios as áreas que mais demandam mão de obra qualificada. Dessa forma, os jovens que concluem as etapas de formação social e qualificação profissional saem mais preparados para o mercado de trabalho e possuem condições de contribuir para o desenvolvimento da comunidade local. Os jovens que participam do programa tem idades entre 18 e 29 anos e pertencem a famílias com renda per capta inferior a meio salário mínimo.

Fonte: Interface Comunicação - Assessoria de Imprensa do IMDC

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

VEREADOR É PRESO POR NÃO PAGAR PENSÃO ALIMENTÍCIA.

O vereador Nerval Afonso da Silva, o Nerval do Bonito, eleito pelo PSDB nas últimas eleições em Mato Verde foi conduzido pela Policia Militar, na última segunda-feira (21), para cadeia pública de Monte Azul por ordem da Justiça de Janaúba por não pagar pensão alimentícia.
Nerval , do distrito de São João do Bonito, foi motorista da ambulância na época de Agripino e presidente da associação comunitária do Bairro São José quando essa se associou a Visão Mundial, sendo nessa época seu primeiro mandato de vereador. Derval cumpre seu terceiro mandato, sendo o atual secretário da câmara municipal de Mato Verde.
Muito bonito isso, né seu Durval?

João Neto é acusado de fraudar Lontra

O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) em Montes Claros denunciou o ex-prefeito do município norte-mineiro de Lontra, João Rodrigues Neto, por fraude à licitação e desvio de recursos públicos federais.
As verbas, cuja malversação foi denunciada pelo próprio município após o fim do mandato do acusado, eram provenientes de convênios firmados no ano de 2004 com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS) para execução do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Programa de Apoio à Criança Carente em Creche (PAC). As quantias recebidas pelo município somaram mais de R$ 250 mil.
Na execução dos dois convênios, o ex-prefeito não realizou os obrigatórios procedimentos de licitação. Nos dois casos, as verbas foram utilizadas para a aquisição de gêneros alimentícios e de materiais de limpeza junto a diversos fornecedores. O problema é que essa aquisição deu-se durante todo o ano de 2004 de forma concomitante, ou seja, a pluralidade de fornecedores evidenciou dispensa indevida de licitação pelo ex-prefeito.
Para o MPF, a “dispensa indevida de licitação não constitui mera irregularidade, ou inabilidade do agente público.
Trata-se de um dos mais nefastos expedientes para burlar os princípios constitucionais da Administração Pública, em especial os da impessoalidade/imparcialidade e da moralidade administrativa”. De acordo com a representação do Município, R$ 20.138,90 foram retirados da conta vinculada do PAC e R$ 79.909,55 da conta vinculada do PETI, sem que existam quaisquer comprovantes das despesas efetuadas com esses recursos. Segundo a denúncia, as despesas foram clandestinas e os principais beneficiários dos pagamentos – Comercial Atitude Ltda e Leopoldino Cardoso de Oliveira – fazem parte de uma organização criminosa que atuava em diversas prefeituras do Norte de Minas, vendendo notas fiscais frias.
Ausência de prestação de contas
– No caso dos recursos do PETI, apesar de haver registro da realização de dois procedimentos licitatórios para a aquisição também de gêneros alimentícios e materiais de limpeza, os certames foram vencidos pelos mesmos Comercial Atitude e Leopoldino Oliveira. E mesmo tendo feito essas licitações, o município continuou adquirindo os produtos de outros fornecedores. O MPF suspeita que a compra direta junto a outros comerciantes destinava-se a suprir as carências resultantes das fictícias vendas operadas pela empresa “fantasma” Comercial Atitude e Leopoldino Oliveira. Durante as investigações, apurou-se que uma terceira empresa, a Nova Magia Cereais – também integrante da quadrilha que atuava na venda de notas fiscais frias – recebeu pagamentos por suposta venda de produtos à prefeitura de Lontra.
O ex-prefeito não prestou contas da utilização desses recursos, nem deixou a respectiva documentação para que seu sucessor pudesse fazê-lo. Obrigação de ressarcir os cofres públicos – Além das denúncias criminais, o MPF ajuizou também duas ações de improbidade administrativa contra o ex-prefeito. As fraudes à licitação, o desvio dos recursos públicos e a má conduta administrativa são irregularidades previstas especificamente pela Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/90).
Portanto, o acusado, além de responder criminalmente por seus atos, deverá sofrer, no âmbito cível, as sanções previstas por essa lei, entre elas, a suspensão dos direitos políticos, a proibição de contratar com o Poder Público e a perda da função pública que porventura estiverexercendo na época da condenação. O MPF pede ainda que a Justiça obrigue o ex-prefeito a ressarcir os prejuízos causados aos cofres públicos, devolvendo toda a quantia desviada acrescida de juros e correção monetária.

SAIBA MAIS:

Crimes de que João Rodrigues Neto é acusado:
- Dispensa indevida de licitação (crime previsto no art. 89 da Lei 8.666/93) Pena: detenção de 3 a 5 anos.
- Peculato-desvio (crime previsto no art. 1º., inciso I, do Decreto-lei 201/67, que trata dos crimes de responsabilidade dos prefeitos) Pena: reclusão de 2 a 12 anos.
- Ausência de prestação de contas (crime previsto no art. 1º., inciso VII, do Decreto-lei 201/67) Pena: detenção de 3 meses a 3 anos.
Assessoria de Comunicação Social Procuradoria da República em Minas GeraisTel.: (31) 2123.9008
No twitter: mpf_mg

Tiú e Calango
A questão partidária em Lontra pouco importa. Não interessa se é do PSDB, PMDB, PT ou qualquer sigla, porque no frigir dos ovos o que importa para a comunidade lontrense é saber se o candidato é tiú ou calango. Hábito herdado da política coronelista de São João da Ponte, criado para identificar os candidatos da UDN e do PSD e, posteriormente da Arena e Arena l, já que todos preferiram ficar com a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), para não aliar com o MDB.
Esta política de tiú e calango vigora até hoje em Lontra, mesmo com o pluripartidarismo garantido pela Constituição. E coitado daquele calango que vira tiú, ou vice-versa. Caso do ex-prefeito João Neto. Fica escumungado o resto da vida pela população.
Pena que a corrupção na pacata cidade de Lontra não foi só da administração de João Neto. Seu antecessor Evandro usou e abusou dos cofres públicos. Chegou a ficar preso por mais de 30 dias por malversação do erário. Já seu sucessor Ildeu Pinto, só é prefeito por causa da lerdeza da justiça. Suas falcatruas talvez seja mais cabeludas do que foram as irregularidades cometidas por João Neto e Evandro. Lamentável!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Audiência pública debate violência contra quilombolas em São João da Ponte

As Comissões de Participação Popular e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizam na próxima segunda-feira, dia 21, uma audiência pública para esclarecimentos sobre a demarcação de terras na região do município de São João da Ponte e sobre as práticas violentas cometidas contra remanescentes de quilombolas.
A reunião acontece às 13h,em São Joãoda Ponte, no Parque da Vaquejada, onde os participantes também debaterão medidas para serem adotadas em conformidade com o relatório da FIAN-Rede de Informação e Ação pelo Direito de se Alimentar. O deputado André Quintão foi um dos proponentes da audiência.
A preocupação com as comunidades quilombolas se intensificou desde o ano passado, quando a FIAN realizou uma missão para averiguar, in loco, a situação de 503 famílias que vivem no Quilombo Brejo dos Crioulos,em São Joãoda Ponte. Essas famílias vêm sofrendo ameaças e sendo coagidas por alguns grandes proprietários de terras do Norte de Minas que ocupam o território quilombola. Trata-se de um problema que tem origens nos anos 40, quando o território de Brejo dos Crioulos foi sendo apropriado por pessoas que levavam os quilombolas a assinarem papéis em branco e depois efetivavam uma “venda” de terras.
Atualmente, mesmo com o autorreconhecimento e elaboração de um laudo para acelerar o processo de homologação e titulação desse quilombo, a população que vive em oito pequenas comunidades ainda não pode utilizar toda a extensão do território para a sua sobrevivência.
“ Com essa audiência, queremos exigir a priorização da tramitação dos processos relacionados à homologação do território de Brejo dos Crioulos”, explica André Quintão, destacando ainda que as comunidades quilombolas da região estão sendo submetidas a violações de uma série de direitos, como a própria segurança alimentar e nutricional. “A falta de demarcação tem provocado intenso processo de desestruturação do modo de vida tradicional e do sistema de produção dessas famílias”, afirmou.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Adiada cassação de Arruda

Uma liminar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais adiou temporariamente a cassação do prefeito de Januária, Maurílio Arruda (PTC), ao suspender ontem (18/09) seu julgamento por infrações político-administrativas. Pesam sobre Arruda acusações de descumprir o artigo 49 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que as prestações de contas fiquem na Câmara Municipal à disposição da população e de instituições representativas da sociedade; de assédio moral contra funcionários que eram mantidos sem trabalhar, mas recebendo salários; e de não prestar informações solicitadas pela Câmara Municipal, entre elas o número de ingressos vendidos para o Carnaval 2009, milhares deles não numerados, cuja renda ficou sob a custódia de sua irmã Ana Rita.
A liminar, que aumentou o descrédito da população januarense no TJMG, foi concedida pelo desembargador Nepomuceno Silva, amigo pessoal e freqüentador assíduo de festas na fazenda do ex-deputado “sanguessuga” Cleuber Brandão Carneiro, ligado a Arruda. A Câmara Municipal de Januária espera derrubar a liminar nos próximos dias, para dar continuidade ao processo de impeachment.
Segunda-feira (14) a Associação dos Amigos de Januária (Asajan), organização não-governamental que combate a corrupção no município descobriu uma reunião que era para ser secreta entre Arruda e cinco dos dez vereadores que o julgarão. A reunião durou mais de três horas e foi organizada por Fabrício Viana de Aquino, que ficou 18 dias no Cadeião de Montes Claros, em 2006, ao ser preso pela Polícia Federal, na Operação Vidas Secas II, por fraude a licitação e desvio de recursos públicos federais. O episódio confirma o estreito relacionamento entre Viana e Arruda, que a atual administração sempre fez questão de negar.
Além dos vereadores Ademir Batista, Dudu do Sindicato, Joãozinho de Doutor Adailton, Toninho Pequi e Manoel Matos, também participaram da reunião o vice-prefeito Afonso do Sindicato e o advogado Éder Fábio Guedes Barbosa, chefe de gabinete e relações públicas da Prefeitura de Januária. O advogado é filho de Nair Guedes, acusada de participar de vários procedimentos licitatórios fraudulentos na época em que era membro da Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura de Januária.
A reunião, realizada no escritório da Arruda Assessoria, em edifício situado na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, n. 616, no centro de Montes Claros, se iniciou por volta das 11h30 terminou quando já passava das 15 horas. Após a reunião os vereadores, acompanhados de Fabrício Viana, almoçaram no Armando’s Restaurante, que não serve pizza, é especializado em comida portuguesa. Quando o encontro já havia terminado, o ex-prefeito Sílvio Joaquim Aguiar (PMDB) - que em 2008 foi afastado e retornou ao cargo também por força de liminar concedida pelo TJMG - chegou em frente ao edifício onde funciona a Arruda Assessoria, mas ao perceber a presença de integrantes da Asajan, não desceu do veículo.
O encontro entre o prefeito e cinco dos dez vereadores que irão julgá-lo, apenas três dias antes da data marcada para seu julgamento por infrações político-administrativas aguçou a desconfiança da Associação dos Amigos de Januária (Asajan), organização não-governamental de combate à corrupção. O caso já foi comunicado ao Ministério Público.
Na gestão do ex-prefeito Josefino Lopes Viana, o vereador Ademir Batista ajudou a enterrar os trabalhos de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) quando já havia descoberto desvios de recursos na área de saúde da ordem de R$ 2,8 milhões de reais, também com decisiva participação de Fabrício Viana. Em 2008, cinco vereadores de Januária foram afastados de seus cargos no caso que ficou conhecido como “Big Brother da Corrupção”. Eles foram filmados recebendo propina das mãos do advogado Vandeth Mendes Júnior, superintendente da Prefeitura de Januária, para votarem contra a cassação do ex-prefeito Silvio Joaquim de Aguiar (PMDB).
Fonte: Jornalista Fábio Oliva

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Desmatamento no Cerrado é duas vezes maior do que na Amazônia

No Brasil, desmata-se uma área de 20 mil quilômetros quadrados de Cerrado a cada ano. Isso corresponde ao dobro do que é desmatado na Amazônia. A informação foi do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc – no último dia 10/09/09, Dia nacional do cerrado, durante a abertura da Comissão Legislativa Participativa da Câmara dos Deputados.
“Há dez anos, segundo nossos dados, tanto na Amazônia como no Cerrado eram desmatados 20 mil quilômetros quadrados por ano. Felizmente conseguimos, por meio dos programas tocados pelo governo, reduzir pela metade o desmatamento no bioma amazônico. A má notícia é que ainda não conseguimos fazer isso pelo Cerrado”, disse Minc.
O ministro ressaltou a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 115/95, que torna patrimônios nacionais o Cerrado e a Caatinga. “Já faz 14 anos que essa PEC está tramitando. É importantíssimo que estendamos o monitoramento do desmatamento também a outros biomas, como a Caatinga, o Pantanal e o Pampa.”
Segundo ele, será possível apresentar metas concretas visando à redução do desmatamento de todos os biomas a partir de junho de 2010. “A base do plano será apresentada ainda hoje. O Cerrado é fonte da maior parte do manancial de águas do país e não pode ser prejudicado pelo agronegócio”, acrescentou.
Após participar da abertura da comissão, Minc seguiu para a sede do Ministério do Meio Ambiente para lançar o Plano de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento no Bioma Cerrado.

CERRADO GANHA PLANO CONTRA DESMATAMENTO
Estudo inédito, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), aponta a necessidade urgente de combater desmatamento no bioma do Cerrado. Com base nesta análise, foi lançado pelo governo federal, no último dia 10, o Plano de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento do Bioma Cerrado (PPCerrado).
A iniciativa vai coordenar, articular e executar ações que têm como meta reduzir a devastação do Cerrado. Elas fazem parte de um conjunto de ações em razão do Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, e pretende levantar a situação do desmatamento na região, além de constituir ações contra a perda da cobertura vegetal do bioma.

De acordo com o diretor do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento do MMA, Mauro Pires, o plano vai trabalhar em três eixos: monitoramento e controle, ordenamento territorial e apoio às atividades produtivas sustentáveis. “Ele vai nos auxiliar a reduzir o desmatamento e serve também para mobilizar os governos federal e estaduais e a sociedade civil para a gestão ambiental naquele que é considerado o segundo maior bioma do Brasil”, afirma.

Após o lançamento, a primeira versão do PPCerrado será apresentada em consultas públicas, nas quais serão promovidas oficinas para discutir as ações do projeto que deve ficar pronto entre outubro e novembro deste ano. O PPCerrado é inspirado no Programa de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia, o PPCDAm, realizado pelo MMA desde 2004.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o PPCerrado pretende estender ao bioma o mesmo tratamento dado à Amazônia.

A ampliação do número de unidades de conservação é fundamental para o MMA conter o desmatamento do Cerrado, que atualmente tem apenas 7,5 % do seu território protegido. Além dessa medida, o ministro afirmou que já está discutindo com o Instituto de Pesquisas Especiais (Inpe) a implementação do monitoramento do bioma.

ESTUDO INÉDITO

A degradação do Cerrado já é responsável pelo mesmo nível de emissões de CO2 (dióxido de carbono) da Amazônia e pelo dobro do desmatamento registrado da floresta. A constatação é parte do estudo. A área técnica do Ministério, com base em levantamentos de satélites, coletados entre 2002 e 2008, concluiu que o ritmo de desmatamento no Cerrado já corresponde a 21 mil Km² por ano, contra no máximo 10 mil Km² da Amazônia. Estima-se para o período estudado uma redução próxima a 50% nas taxas de desmatamento na Floresta Amazônica, enquanto o Cerrado vem mantendo as taxas de desmatamento em torno de 21% de sua cobertura ao ano.

Bioma Cerrado está em 11 estados

O bioma Cerrado ocupa uma área de 212 milhões de hectares, que representa um quarto de todo o território nacional e integra 11 estados. Segundo o último levantamento divulgado em 2006 pelo MMA, mas com base em fotos registradas em 2002, 39% da área original do Cerrado já foi perdida - restando 61% da cobertura vegetal do bioma, que, por sua vez, não está totalmente preservada. A agricultura e a pecuária são as principais atividades responsáveis pelo desmatamento na região.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Por Pedro Peduzzi- Repórter da Agência Brasil

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Paulo Guedes na contra mão da história

O Deputado Paulo Guedes propôs uma CPI na Assembleia Legislativa de Minas para proibir a fiscalização do desmatamento, depois que 10 equipes com técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente, do IBAMA, da Polícia Militar de Minas Gerais e da Polícia Federal percorreram cerca de 20 municípios do Norte de Minas, onde 85 locais de desmate foram fiscalizados, 37 empreendimentos embargados, área de cerca de 40 hectares, e 44 pessoas autuadas, somando-se o valor de R$ 354.431,14 em multas aplicadas. Além de um trator de esteira, cinco máquinas motoserras, 15 metros de madeira nativa e mais de 6 mil esteiros de lenha foram apreendidos. Imediatamnete, o deputado Paulo Guedes saiu em defesa dos fazendeiros e colheu assinaturas para instalar a CPI do desmatamnto.
Jornal Médio São Francisco denuncia:
Paulo Guedes incentiva uso incorreto de água do rio Itacarambi
No dia 14 de agosto, se reuniram na comunidade de São José das Traíras - a convite de Aelis de Sousa Dourado, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Bebedouro – a Promotora da Comarca de Manga, Andréa Beatriz Rodrigues Barcelos, e os associados e agricultores daquela região para tratarem de assuntos pertinentes ao projeto de revitalização do rio Itacarambi.
A reunião transcorria de modo pacífico, atendendo ao que fora solicitado por Aelis quando expôs o assunto da pauta. Para surpresa de todos, o deputado estadual Paulo Guedes chegou durante a reunião e fez uma intervenção, solicitando o uso da palavra, o que lhe foi concedido. Em sua fala, o parlamentar incentivou a prática da irrigação por superfície, mais conhecida na região como “água rolada”.
A reunião, que tinha o intuito de fortalecer procedimentos corretos em relação ao uso da água, transformou se em manifestação por parte de um grupo inflamado e contraditório, liderado pelo deputado Paulo Guedes.
De acordo com o presidente do Codema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de São João das Missões, Adaílton José Santana, as pessoas que fazem uso incorreto da água é que começaram a aplaudir o deputado, tumultuando a reunião e tornando-a agressiva àqueles que há mais de dois anos buscam solução para o problema da falta d’água em suas comunidades. Adaílton disse que Paulo Guedes não diminuiu o tom nem mesmo quando a promotora ameaçou se retirar da reunião, o que acabou acontecendo. Com a saída da promotora, o próprio Adaílton também se retirou, seguido pelos moradores da região do Baixo Itacarambi.
A promotora disse que se retirou da reunião porque a discussão partiu para um terreno ao qual o Ministério Público diverge. Ela afirmou que as ações vão continuar, pois a intenção do MP não é punir aqueles que estão agindo de modo incorreto, razão pela qual vêm sendo promovidas reuniões de caráter educativo, com a participação de órgãos interessados em prestar esclarecimentos aos moradores das comunidades ribeirinhas.
“Entretanto, a partir do momento que o Ministério Público constatar que não há intenção de pôr em prática o que está na lei e que é regra geral, aí sim haverá a sanção cabível para cada caso”, declarou Andréa.
A promotora informou ainda que no município de Manga, na região do rio Itacarambi, nenhuma ação efetiva foi consolidada até o presente momento, ao contrário de São João das Missões, em que o Codema brilhantemente coordenou e direcionou atividades ao diagnóstico ambiental do rio.
A irrigação por superfície causa falta d’água nas comunidades de São João das Missões, Coqueiro, Jenipapo, Rancharia, São Bernardo e Muncunjê, o que gera conflito com as comunidades que insistem em praticar este tipo de irrigação, como é o caso de Altamarindo, Formosa, Pajeú, São José das Traíras, Maracaiá, Sabonete e Bebedouro, todas elas pertencentes ao município de Manga.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Parlamentares do Norte de Minas tomaram bomba no DIAP


Estudo divulgado no último dia 4 pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta os 100 parlamentares federais mais influentes em 2009. Ao todo, são 29 senadores e 71 deputados que se destacaram durante o ano. A lista revela a permanência de parlamentares de 15 partidos dentre os “cabeças” da Casa. A relação traz 70 congressistas da base aliada e 30 da oposição. O PT, com 25 nomes, é a legenda com maior número de representantes entre os 100 mais influentes do Congresso, seguido pelo PMDB (16), pelo PSDB (13) e pelo DEM (13).
Estados
Das 27 unidades federativas brasileiras, 23 têm representantes na lista dos 100 cabeças do Congresso. Apenas Mato Grosso, Paraíba, Rondônia e Sergipe não emplacaram nenhum nome na relação do Diap. São Paulo e Rio Grande do Sul são os estados com maior número de integrantes na elite do Parlamento. A região Sudeste aparece com 36 parlamentares. Em segundo lugar, desponta o Nordeste, com 23. O Sul tem 21. Por fim, aparecem empatadas as regiões Centro-Oeste e Norte, com 10 representantes cada. O estudo destaca que os “cabeças” são aqueles congressistas que conseguem se destacar dos demais por algumas qualidades.
“Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”, afirma o estudo.
No Norte de Minas, os nossos parlamentares Humberto Souto e Jairo Ataíde tomaram bomba. Ficam conversando asneiras por aqui, mas não aparecem nem na lista dos "Em ascensão". Apenas o pára-quedista Virgílio Guimarães é citado, talvez por causa de seus conchavos e traições.
Veja os deputados “cabeças” e os em ascensão em Minas Gerais:
”Cabeças”: Gilmar Machado (PT), Mário Heringer (PDT), Paulo Abi-Ackel (PSDB), Rafael Guerra (PSDB) e Virgílio Guimarães (PT).
“Em ascensão”: Odair Cunha (PT), Jô Moraes (PCdoB) e Júlio Delgado (PSB).
Já os representantes de Minas no senado: Eduardo Azeredo (PSDB), Eliseu Resende (DEM) e Wellington Salgado (PMDB) passaram longe da lista principal e da lista em ascensão.

Confira a lista dos “Cabeças” 2009 por estado
Acre - Senadores
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB), Marina Silva (PV) e Tião Vianna (PT)
Alagoas - Senador
Renan Calheiros (PMDB)
Amapá - Senador
José Sarney (PMDB)
Amazonas - Senador
Arthur Virgílio (PSDB)
Bahia - Deputados
ACM Neto (DEM), Daniel Almeida (PCdoB), José Carlos Aleluia (DEM), Jutahy Júnior (PSDB) e Sérgio Barradas Carneiro (PT)
Ceará - Deputado
Ciro Gomes (PSB)
Ceará - Senadores
Inácio Arruda (PCdoB) e Tasso Jereissati (PSDB)
Distrito Federal - Deputados
Magela (PT), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Tadeu Filippelli (PMDB)
Distrito Federal - Senadores
Cristovam Buarque (PDT) e Gim Argello (PTB)
Espírito Santo - Deputada
Rita Camata (PMDB)
Espírito Santo - Senador
Renato Casagrande (PSB)
Goiás - Deputados
Jovair Arantes (PTB), Sandro Mabel (PR) e Ronaldo Caiado (DEM)
Goiás - Senador
Demóstenes Torres (DEM)
Maranhão - Deputado
Flávio Dino (PCdoB)
Mato Grosso do Sul - Senador
Delcídio Amaral (PT)
Minas Gerais - Deputados
Gilmar Machado (PT), Mário Heringer (PDT), Paulo Abi-Ackel (PSDB), Rafael Guerra (PSDB) e Virgílio Guimarães (PT)
Minas Gerais - Senadores
Nenhum
Pará - Deputado
Jader Barbalho (PMDB)
Pará - Senador
José Nery (PSOL)
Paraná - Deputados
Abelardo Lupion (DEM), Dr. Rosinha (PT), Gustavo Fruet (PSDB), Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Ricardo Barros (PP)
Paraná - Senador
Osmar Dias (PDT)
Pernambuco - Deputados
Armando Monteiro (PTB), Fernando Ferro (PT), Inocêncio Oliveira (PR), Maurício Rands (PT), Pedro Eugênio (PT) e Roberto Magalhães (DEM)
Pernambuco - Senadores
Jarbas Vasconcellos (PMDB), Marco Maciel (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB)
Piauí - Senador
Heráclito Fortes (DEM)
Rio de Janeiro - Deputados
Antônio Carlos Biscaia (PT), Brizola Neto (PDT), Chico Alencar (PSOL), Eduardo Cunha (PMDB), Fernando Gabeira (PV), Miro Teixeira (PDT) e
Rodrigo Maia (DEM).
Rio de Janeiro - Senador
Francisco Dornelles (PP)
Rio Grande do Norte - Deputado
Henrique Eduardo Alves (PMDB)
Rio Grande do Norte - Senadores
Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino Maia (DEM)
Rio Grande do Sul - Deputados
Beto Albuquerque (PSB), Eliseu Padilha (PMDB), Henrique Fontana (PT), Ibsen Pinheiro (PMDB), Marco Maia (PT), Mendes Ribeiro Filho (PMDB), Onyx Lorenzoni (DEM), Pepe Vargas (PT) e Vieira da Cunha (PDT)
Rio Grande do Sul - Senadores
Paulo Paim (PT) e Pedro Simon (PMDB)
Roraima - Senador
Romero Jucá (PMDB)
Santa Catarina - Deputados
Fernando Coruja (PPS), Paulo Bornhausen (DEM) e Vignatti (PT)
Santa Catarina - Senadora
Ideli Salvatti (PT)
São Paulo - Deputados
Aldo Rebelo (PCdoB), Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB), Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), Antônio Palocci (PT), Arlindo Chinaglia (PT), Arnaldo Faria de Sá (PTB), Arnaldo Jardim (PPS), Arnaldo Madeira (PSDB), Cândido Vaccarezza (PT), José Aníbal (PSDB), José Eduardo Cardozo (PT), Luiza Erundina (PSB), Márcio França (PSB), Michel Temer (PMDB), Paulo Pereira da Silva (PDT), Regis de Oliveira (PSC), Ricardo Berzoini (PT), Roberto Santiago (PV) e Vicentinho (PT)
São Paulo - Senadores
Aloizio Mercadante (PT) e Eduardo Suplicy (PT)
Tocantins - Deputado
Eduardo Gomes (PSDB) e Senadora
Tocantins - Kátia Abreu (DEM)
Os Deputados em ascensão em Minas Gerais são: Odair Cunha (PT), Jô Moraes (PCdoB) e Júlio Delgado (PSB).
Já os representantes de Minas no senado: Eduardo Azeredo (PSDB), Eliseu Resende (DEM) e Wellington Salgado (PMDB) passaram longe da lista principal e da lista em ascensão.
Fonte: DIAP

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Projeto Travessia investe na criação de ambiente 100% livre do tabaco

Coordenadores de PSF e agentes comunitários de saúde dos quatro municípios norte-mineiros selecionados pelo Projeto Travessia participam de treinamento para multiplicar as propostas para criação de um ambiente 100% livre de tabaco em seus municípios. O treinamento acontece nesta quarta-feira, 09/09, no auditório da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros (GRS-MOC), ministrado pelas referências técnicas do Programa PREVPRI-Tabagismo da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).
O Programa Travessia contempla, no Norte de Minas, os municípios de Botumirim, Itacambira, Padre Carvalho e Cristália por apresentarem índice de desenvolvimento humano (IDH) abaixo de 0,680, população até 10.000 habitantes e estarem incluídos na área de abrangência do Pro-Acesso. Os vales do Mucuri, do Rio Doce e do Jequitinhonha são as outras regiões do Estado que tiveram municípios selecionados para participar do programa.
“O objetivo do Travessia é promover a inclusão social e produtiva da população em situação de vulnerabilidade social, articular e integrar o planejamento, executar e acompanhar as políticas públicas e estimular a criação de mecanismos de participação, monitoramento e controle social sobre essas políticas”, explica Renata Fiúza, referência de Promoção à Saúde da GRS-MOC.
O Programa Travessia articula ações voltadas para a saúde, educação, intervenções urbanas, saneamento, gestão social e geração de renda, visando atender às famílias de forma integral. “As ações na área da saúde visam a melhoria da infra-estrutura das unidades básicas de saúde, aumento do número de domicílios atendidos pelo Programa de Saúde da Família, redução das taxas de desnutrição e mortalidade infantil e da gravidez não planejada na adolescência e combate ao tabagismo”, ressalta Renata Fiúza.
No treinamento desta quarta-feira, os técnicos da SES fazem uma análise dos riscos do tabagismo e propõem ações para seu controle e prevenção. “Depois da fome, o tabagismo representa a maior causa evitável de doença e morte no mundo e é considerado o principal fator de risco evitável de doenças como câncer, derrames cerebrais e infartos”, avalia Nívio Geraldo da Cruz, referência estadual do PREVPRI.
Segundo o técnico, o tabaco causa mais mortes prematuras do que a soma das mortes causadas por acidentes de automóvel, incêndios, AIDS, cocaína, heroína, álcool e suicídios. “As ações de prevenção e controle do tabagismo representam, portanto, uma das prioridades do Projeto Travessia, já que este tem como principal meta a promoção da qualidade de vida”, conclui a referência técnica estadual sobre tabagismo da SES, Estela de Cássia Pereira.
As referências técnicas de Promoção à Saúde da GRS-MOC, coordenadores de PSF e agentes comunitários serão multiplicadores nos municípios. “Estamos concluindo as oficinas de planejamento das ações para a redução da mortalidade infantil e do uso de drogas lícitas e ilícitas pelas crianças e adolescentes. Agora, vamos investir toda a atenção para criar nos quatro municípios do Travessia um ambiente 100% livre de tabaco”, observa Renata Fiúza.
Segundo a técnica, as ações vão envolver agentes de saúde, enfermeiros, médicos e psicólogos. “Juntos, vamos implantar e desenvolver o programa de tratamento de tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde e postos de saúde”, conclui.

Fonte: Jerusia Arruda
Assessoria de Comunicação Social
Gerência Regional de Saúde de Montes Claros
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
(38) 3221-5055 / 9904-3014

O APITO DO VAPOR

Benjamim Guimarães volta ao leito do "Velho Chico" para turnê em cidades ribeirinhas

Único remanescente do período áureo da navegação no Rio São Francisco entre Pirapora, em Minas, e Juazeiro, na Bahia, o vapor Benjamim Guimarães, que pertence à Companhia de Navegação do São Francisco (Franave), volta navegar pelas águas do rio em cruzeiro fluvial que inclui passeios turísticos e eventos noturnos. O vapor é sempre uma atração por onde passa e atrai curiosos ao barranco do rio, atraídos pelo apito que avisa da sua aproximação.
A turnê do Benjamim está prevista para acontecer entre os dias 28 de setembro e 13 de outubro. A iniciativa é resultado da parceria entre as empresas Grande Gerais Turismo e Dark Eventos, de Januária. “A intenção do projeto é resgatar e promover a cultura ribeirinha através de um de seus maiores ícones, é a cultura viva deslizando pelas águas do nosso São Francisco”, diz Aurélio Vilares, proprietário da Dark Eventos.
Serão dois cruzeiros. No primeiro deles, o navio de água doce vai percorrer o trecho do Velho Chico que separa as cidades de Pirapora e Junuária, com saída prevista para o dia 28 próximo. O custo do passeio é de R$ 600 e o pacote inclui café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e uma festa a noite. O percusso de volta a Pirapora, com novos passageiros, começa no dia 8 de outubro e tem chegada prevista para o dia 13 do mesmo mês.
Uma das muitas atrações para o turista que participar da excursão será a festa dos Santos do Rio, em Januária, que é uma espécie de romaria nas águas do rio São Francisco, que está na oitava edição e já se tornou referência como movimento em defesa do meio ambiente norte-mineirio. A viagem no vapor prevê ainda visitas às cidades de São Francisco, São Romão e Pedras de Maria da Cruz, todas no barranco do Velho Chico. Os interessados na excursão podem obter mais informações nos telefones (038) 3621.3812 ou 3621.4654.
Fonte: Blog do Luís Cláudio Guedes

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Desfile de 7 de setembro é cancelado para evitar a gripe suína em Pirapora

A Secretaria municipal de Educação em Pirapora, juntamente com professores e diretores das escolas públicas e privadas, decidiu que nas comemorações do dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, não será realizado o desfile, obedecendo às recomendações do Comitê de Controle da gripe Influenza A (H1N1).
A decisão foi tomada durante uma reunião com os representantes das instituições, onde ficou programado que cada escola faria seu próprio projeto. A confirmação de não realizar o tradicional desfile cívico-militar contou com o apoio da Superintendência Regional de ensino.
Segundo a secretária municipal de Educação, Arlete de Souza Alves, a maior preocupação, em relação à nova gripe, não foi apenas com o desfile na avenida, mas também a aglomeração de alunos, que ensaiam nas escolas, nas semanas que o antecedem.
“Como é um feriado prolongado, o número de turistas, de diversos lugares do país, aumenta expressivamente na cidade. Desta maneira, o contato das crianças com inúmeras outras pessoas, mesmo a céu aberto, poderia aumentar os riscos de propagação da doença”, concluiu a Secretária.
Evento na Capitania
A Diretora municipal de ensino de Pirapora, Lú Diniz, informou que a Secretaria recebeu convite da Marinha - Capitania Fluvial do São Francisco, para que as escolas participassem do dia 31 de agosto até o dia 04/09, das cerimônias de hasteamento solene da Bandeira nacional.
“Fizemos um sorteio e 4 escolas foram escolhidas. Vinte alunos, de cada instituição de ensino, participam da cerimônia e visitam as instalações da Capitania, onde é servido um lanche”, concluiu a Diretora.
FONTE: ASCOM - Pirapora

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

NOVA OCUPAÇÃO EM BREJO DOS CRIOULOS

Cerca de 150 famílias quilombolas de Brejo dos Crioulos e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra - MST ocuparam, no dia 04 de julho, a Fazenda São Miguel no Território Quilombola Brejo dos Crioulos.
No dia 20 de agosto de 2009 foram por ordem judicial despejadas. Sem as terras, ocuparam nesta noite a Fazenda de José Maria, no mesmo território.
O território Brejo dos Crioulos de 17302 hectares está localizado nos municípios de São João da Ponte, Varzelândia e Verdelândia. Há mais de 10 anos, 500 famílias remanescentes de quilombo, lutam pela conquista deste território. Luta esta estagnada na morosidade do governo Lula, através do INCRA e MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), em titular o território para os quilombolas, evitando assim o conflito e diminuindo o problema social causado pela concentração das terras. Este território já tem o laudo antropológico, está delimitado com seu memorial descritivo, tem o levantamento das famílias remanescentes de quilombo, tem o levantamento de todas as propriedades dentro do território. Dos 17302 hectares do território para 500 famílias, em torno de 14000 hectares estão nas mãos de oito grandes proprietários. Esta é uma região de muita pobreza onde estas famílias não têm a terra para trabalhar e vivem na miséria e na exploração dos trabalhos oferecidos longe da região, para poderem sustentar seus filhos. A ocupação ocorre como forma de querer do governo agilização e solução na retirada dos fazendeiros do território e como forma de poderem trabalhar e produzir para o sustento das famílias.
A seqüência de despejos já ocorridos na área mostra que a vara de conflitos agrários, trata a situação como ocupação de sem terras e observando simplesmente a lei da propriedade privada, sem observar a lei que trata da função social da terra. Não cabe discussão sobre produtividade aqui. Este é um território quilombola e o que deve predominar é a função social da terra. E só cego não percebe que a função social é pagar a dívida que o Estado tem para com os negros.
Evangelho (Mc 7,1-8.14-15.21-23) Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras. Os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos e seguem muitos outros costumes e normas. Os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus Por que seus discípulos (povo pobre) não seguem as normas? E Jesus: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. Em seguida Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai, todos, e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração do humano que saem as más intenções. imoralidades, roubos assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.
Comunidade Quilombola Brejo dos Crioulos
MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra
Comissão Pastoral da Terra

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ministério Público Federal denuncia Sanguessugas do Norte de Minas

A Operação Sanguessuga foi deflagrada pela PF em 4 de maio de 2006. Foram presas, na ocasião, 48 pessoas e cumpridos 53 mandados de busca e apreensão por 250 policiais. Todos foram soltos e respondem a processos em liberdade.
A lista incluía os empresários Luiz Antonio Vedoin e Darci Vedoin, sócios da Planam. Apesar do esquema depender fundamentalmente da participação dos parlamentares, nenhum foi preso.
Desde que a operação foi deflagrada, a PF criou uma força tarefa formada por dez policiais para investigar apenas o envolvimento dos parlamentares na Operação Sanguessuga.
Nesta semana, o Ministério Público Federal de Montes Claros denunciou nove ex-prefeito do Norte de Minas envolvidos com a Máfia dos Sanguessugas. Aier Nonato de Souza Ferreira, de Bonito de Minas; Getúlio Andrade Braga e Antônio Antunes Pinto, de Brasília de Minas; Manoel Nonato, de Cônego Marinho; Lúcio Balieiro Gomes, de Espinosa; Orivaldo Alves de Oliveira, de Ibiracatu; Manoel Carlos Fernandes, de Pedras de Maria da Cruz; Carlúcio Mendes Leite, de Mirabela; e José Francisco da Silva, de Varzelândia.
Leia mais no blog A Prevíncia