quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ministro Patrus Ananias se reúne com quilombolas hoje em Moc




Roberta Caldo

Colaboração para O NORTE

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, participa nesta quarta-feira, 28, do 2º Seminário integrado de políticas para comunidades Quilombolas no município de Montes Claros. Com edições na Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Pernambuco, o seminário capacita gestores públicos e técnicos dos 192 municípios com presença de quilombos e integrantes dos Territórios da Cidadania. Participam representantes das secretarias estaduais e municipais das áreas de assistência social, saúde, educação e promoção da igualdade racial ou correlata, além de conselheiros e líderes de quilombo.

(DIVULGAÇÃO)

O objetivo é apresentar a este público informações sobre os programas do governo federal, especialmente nas áreas de Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional, Saúde e Educação. Participam da capacitação técnicos dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Saúde, Educação e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Ao todo, serão cinco oficinas capacitando 25 gestores estaduais, 576 gestores municipais, 20 conselheiros estaduais, 576 conselheiros municipais e 514 lideranças quilombolas. O primeiro seminário foi realizado em Garanhuns (PE) e os demais serão em São Luis (MA), Salvador (BA) e Santarém (PA).

No caso do MDS, serão apresentados o Bolsa Família, o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) – com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC) e controle social - ações de segurança alimentar e nutricional e iniciativas para promover a inclusão produtiva.

SERVIÇO

Data: 28 de outubro de 2009 (quarta-feira)
Horário: 15h
Local: Auditório do Hotel Monte Rey - Rua Dom Pedro II, 411, Centro

Fonte: O Norte

sábado, 24 de outubro de 2009

Paulo Guedes acusado de usar bens públicos em campanha antecipada

O deputado estadual Paulo Guedes (PT) foi denunciado nesta semana ao órgão do Ministério Público Estadual (MPE) em Manga por utilização indevida de bens públicos em suposto benefício de sua campanha eleitoral antecipada. No sábado, dia 3 de outubro, o parlamentar promoveu reunião política, a pretexto de apresentar a prestação de contas de seu mandato, no interior do Colégio Sagrada Família.
No local funciona núcleo da Unopar – Universidade do Norte do Paraná administrado pelo político Henrique Fraga, candidato ligado ao grupo político de Paulo Guedes, derrotado nas eleições de 2008.
Para acomodar seus convidados, o deputado petista usou dezenas de cadeiras escolares cedidas pela Escola Estadual Presidente Olegário Maciel. O estabelecimento é dirigido por Edineida Mendes Batista, correligionária de Paulo Guedes. Como não era dia letivo, o empréstimo das cadeiras não chegou a prejudicar os estudantes, mas o caminhão encarregado do transporte acabou derrubando parte do muro da escola.
Nem o empréstimo das cadeiras nem a derrubada do muro foram informados à
Superintendência Regional de Ensino de Januária, à qual está subordinada a E. E. Presidente Olegário Maciel.
Tânia Maria de Matos Noronha, superintendente Regional de Ensino de Januária, informou que só tomou conhecimento do fato ao ser ouvida pela reportagem da Folha do Norte. Ela garantiu que vai mandar apurar os fatos e as responsabilidades
Adiantou, entretanto, que a direção da escola tem um ofício encaminhado pela SRE recomendando evitar envolvimento com política partidária.
Esta não teria sido a primeira vez que o parlamentar teria se valido de bens públicos em benefício próprio, perante a 5ª Vara da Fazenda Pública de Montes Claros o petista responde à Ação Civil Pública n. 043304110797-3, ajuizada em 11 de fevereiro de 2004.
Nela o deputado é acusado pelo MPE de ter dado um carro da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (AVAMS) para pagar duas pessoas que teriam prestado serviços ao jornal Vale do Sol, de sua propriedade, na época em que era presidente da entidade.
Fonte: Jornalista Fábio Oliva

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A LUTA DAS MULHERES DA VIA CAMPESINA DO NORTE DE MINAS

Encontro de Mulheres da Via Campesina Norte de Minas (MPA, MST, MAB, FEAB, ABEEF, CPT)

Nós mulheres camponesas, sem terra, atingidas por barragem e estudantes de agrárias convidamos nossas companheiras da cidade a participarem conosco do Encontro de Mulheres da Via Campesina Norte de Minas que ocorrerá nos dias 23 a 25 de outubro no Assentamento Estrela do Norte em Montes Claros-MG.

Este Encontro terá o caráter de formação política sobre Gênero e Classe, abordando alguns temas que implicam diretamente na vida das mulheres do campo e da cidade bem como refletir quais são as perspectivas que nós traçaremos para superar a opressão e exploração existente neste modelo de sociedade capitalista e patriarcal.

Transporte: Haverá um ônibus na Rodoviária de Montes Claros que sairá no dia 23/10 ás 17:00h. (precisamos de confirmação até o dia 24/10).

O que levar: muita animação , roupas de cama e objetos de higiene pessoal.

Vagas: Haverá 5 vagas para as companheiras que se articulam na Assembléia Popular de Montes Claros.

Vagas: Haverá 5 vagas para as companheiras que já se articulam no Coletivo de Mulheres de Montes Claros ( ASA- Minas e CAA/NM)

Contatos para informação:

Olívia MPA: 32161808 ou 99083369

Tati MST: 99053747

Vanessa FEAB: (31) 88714348

Bruna Marcatti

Movimento de Pequenos Agricultores

MPA-Minas Gerais

sábado, 17 de outubro de 2009

Assentamento Tapera doa sementes para Brejo plantar!




O Assentamento Tapera do município de Riacho dos Machados enviou, nesta quinta feira, cerca de 100 kg de sementes para o Quilombo Brejo dos Crioulos.
Foi assim. Quando Sandra ficou sabendo da campanha, ela tinha uma viagem para o Assentamento Tapera. Este assentamento tem uma história de luta muito bonita. Quase perderam seus terrenos para uma empresa de eucalipto no final da década de 1980. Em 1994, após muita luta, conseguiram a desapropriação de uma área de 4.200 ha para suas 40 famílias de geraizeiros. Uma luta que contou com apoio de outras organizações da sociedade civil. Embora o INCRA declarasse inicialmente que as terras não eram apropriadas para um assentamento rural, eles provaram na prática a viabilidade do assentamento. É um dos poucos assentamentos do Norte de Minas que nunca precisou recorrer ao perdão de dívidas. Produzem de tudo um pouco. Inclusive sementes agroecológicas.
Quando Sandra foi na Tapera, comentou sobre a luta de Brejo. De imediato eles se mobilizaram e em pouco tempo reuniram 100 kg de sementes. Varias variedades de milho, feijão, fava. Foi o Custódio, do assentamento, que fez a mobilização. O Chico, um jovem que casou outro dia, foi um dos que fizeram a doação: 40 kg de sementes de milho.
A Valquiria depois passou no assentamento e trouxe a sementes para Montes Claros. Carlinhos, Mateus e Carla estavam, por coincidência, indo para Brejo. E levaram a sementes.

Lá eles contaram sobre a doação. A comunidade ficou muito alegre. E foi mostrar para eles as áreas que já tinham roçado. Aproveitaram o momento e discutiram sobre como poderiam utilizar aquelas sementes também conservando a terra.
A SOLIDARIEDADE A BREJO CRESCE!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Colóquio revela consequências sociais da Usina de Irapé

O principal argumento para a construção de grandes barragens e usinas hidrelétricas em pequenos municípios brasileiros é o de que os projetos trarão o tão aguardado progresso para as esperançosas populações locais. Mas isso não passa de um mito, e não é mito de cultura popular. Pelo menos, no que diz respeito aos reassentados da Usina de Irapé, o que se fez foi criar mais problemas. É um pouco da conclusão do Colóquio “Barragem de Irapé - um balanço das consequências sociais”, realizado nos dias 1º e 02 de outubro de 2009, no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG), em Montes Claros, Norte de Minas Gerais.


Quarenta pessoas participaram do evento e representavam entidades como a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), a Cáritas da Arquidiocese de Montes Claros e diversas associações comunitárias de reassentados. Ao contrário de trazer desenvolvimento para os municípios vizinhos da área onde a Usina de Irapé foi construída, como Josenópolis, Padre Carvalho e Botumirim, no miolinho do Vale do Jequinhonha, o empreendimento trouxe foi mais complicações para o governo, e faz crescer cada vez mais o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Obrigadas a se transferirem de suas propriedades "naturais", as famílias de reassentados passam a conviver com novos obstáculos.

As crianças não possuem transporte público de qualidade e caminham muito para pegar ônibus no difícil trajeto até a escola mais próxima. Há lotes de reassentados em áreas de reserva ambiental. A cobrança de água e luz continua chegando aos reassentados, mesmo com a precariedade dos serviços de esgoto e de eletricidade nas localidades para onde foram morar os atingidos pela Barragem de Irapé. Para Francisco Dumont foram residir 29 famílias. Para Itacambira, transferiram-se 30. E para Montes Claros chegaram 40 famílias. No total, a Usina de Irapé obrigou a desapropriação de terrenos onde estavam casas em que viviam pacificamente cinco mil pessoas. Agora elas têm que enfrentar a dura vida de um reassentado por causa da construção de uma usina hidrelétrica, que serve os principais centros urbanos do país, mas deixa à margem os seus antigos moradores.
Fonte: Assembléia Popular de Montes Claros

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dilma e Lula são aplaudidos em Buritizeiro e Pirapora

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a pré-candidata à Presidência da República Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, iniciou nesta quarta-feira em Buritizeiro (MG) uma maratona de visitas às obras de transposição do Rio São Francisco e só embarcarão de volta a Brasília ao final da tarde de sexta-feira.

Hoje, Lula e Dilma pernoitarão no acampamento do lote 11 das obras, situado entre os municípios de Sertânia e Custódia, em Pernambuco. Amanhã, o pernoite deve ser em Cabrobó (PE). Após a visita a Buritizeiro, Lula e Dilma seguirão para o município de Barra, na Bahia, onde embarcam no navio Agência Flutuante Saldanha Marinho, da Marinha do Brasil, para conhecer os pontos de dragagem e de controle de processos erosivos às margens do São Francisco. As etapas seguintes da visitas serão as cidades baianas de Vila Nossa Senhora da Conceição, antiga Vila do Louro, e Xique-Xique. O presidente e a ministra devem chegar no fim do dia ao acampamento do lote 11, onde visitarão o local de operação das máquinas perfuratrizes utilizadas na abertura do canal de transposição do rio. Lula e Dilma assistirão inclusive a trabalhos noturnos e jantarão no refeitório do acampamento.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MORRE PINDUCA, A REFERÊNCIA DOS SERVIDORES DA PREFEITURA DE JANAÚBA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O servidor público municipal aposentado Sebastião Augusto Caíres Martins, o Pinduca, 61 anos, faleceu na madrugada de segunda-feira, dia 5. Ele se encontrava em Belo Horizonte onde morava e também submetia a tratamento de saúde.
O corpo de Pinduca, como era mais conhecido, deve chegar à Janaúba por volta de 20h desta segunda-feira e será velado na Igreja Bom Jesus, praça Dr. Rockert. O sepultamento será amanhã pela manhã.
Durante mais de 30 anos, Pinduca trabalhou na Prefeitura de Janaúba onde exerceu a função de Secretário de Administração de vários prefeitos. Ele também foi secretário municipal de Administração da prefeitura de Jaíba, no início dos anos 2000, além de prestar serviços para outras prefeituras da região.
O prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto, lamentou a morte de Sebastião Caíres, o Pinduca, a quem o classificava como referência do funcionalismo público municipal e também um dos maiores suportes dos gestores públicos.
Diante da morte do servidor aposentado Pinduca, o prefeito José Benedito decretou luto oficial por três dias.Em nome dos servidores da Prefeitura de Janaúba, este blog publica a seguinte citação: “Adeus, Sebastião Augusto Caires Martins, o Pinduca (o PIN que eDUCA), descanse em paz, companheiro”.
Texto extraído do site da Prefeitura de Janaúba: http://www.janauba.mg.gov.br/

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Poluição do São Francisco

Foi realizada no último dia 28, na cidade de Três Marias, Estado de Minas Gerais, uma audiência pública para denunciar a contaminação do Rio São Francisco e a mortandade de peixes provocadas pelo vazamento nas lagoas de contenção da indústria Votorantim. As investigações do Ministério público (MP), em parceria com várias instituições, mostram que a Votorantim Metais-VM (Companhia Mineira de Metais - CMM) polui o Rio São Francisco há mais de 40 anos.
Em 1969, a ainda CMM, instalou-se na região e, somente em 1983, foi construída a primeira barragem de contenção de rejeitos de minério. Ou seja, foram 14 anos de descarga de rejeitos de metais pesados no rio sem qualquer tratamento.
A Comissão Pastoral da Terra (CPT), em Minas Gerais, informa que, constantemente, ocorrem vazamentos nas lagoas de contenção de resíduos de metais pesados, que despejam muitos sedimentos contaminados no Rio são Francisco, principalmente por zinco. Esses vazamentos (2005 e 2006) causaram e vêm causando o extermínio da principal espécie de peixe da região: o Surubim.
Estima-se que, desde o início de 2005, já desceram mais de 80 toneladas de peixes mortos. Segundo o relatório detalhado da FEAM e IGAM ficou comprovado que o solo, a água e os sedimentos na região estão contaminados por metais pesados, inclusive com índices muito superiores ao permitido (segundo o Jornal Hoje em Dia, em alguns locais, 528.000% acima do nível permitido de zinco).
A audiência teve como finalidade discutir as causas e estudar soluções para a elevada mortandade de peixes no trecho do Rio São Francisco, compreendido entre os municípios de Três Marias e Pirapora, e, em especial, examinar o impacto das atividades da Votorantim Metais S.A sobre a qualidade das águas.
Fonte: Adital

domingo, 4 de outubro de 2009

VOA ANASTASIA, VOA...

Anastasia amplia visita ao Norte com "passadinha" em Januária para ato pró-Velho Chico

É tempo de plantar. O vice-governador mineiro, Antonio Anastasia (PSDB), é candidato ao cargo do titular Aécio Neves. No popular: Anastasia tem "corrido trecho". Neste final de semana, cumpre extensa, e bota extensa nisso, agenda no Norte de Minas. Hoje, inaugura trecho de rodovia estadual construída com recursos do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso) entre Cristália e Grão Mogol.
No domingo, nada de descanso. O homem voa até Januária, que comemora por esses dias a festa do seu 149º aniversário de emancipação político-administrativa. Não ia mesmo perder a oportunidade de achar o povo já mobilizado para dar o ar da sua graça. Por onde passa, o governador em exercício, Aécio está novamente fora do país, distribui sorrisos e pacotes de bondades que pendura no orçamento do Estado.
Anastasia é o governador de fato das Minas Gerais, como não deixa de alfinetar os da oposição, já que o titular Aécio Neves se incumbiu de flanar por aí em busca de temas mais sintonizados com o perfil de estadista que, acredita, teria herdado de Tancredo Neves, quiçá de Tiradentes. Agora mesmo está nos Estados Unidos, em missão diplomática que haverá de muito render aos anseios de todos os mineiros. Ontem se reuniu com Tony Blair, o ex-premier da Inglaterra. Legou ao vice, ou governador de fato, como queiram, a tarefa chata de enfrentar o calor norte-mineiro, com seus prefeitos ávidos por uma verbinha e outras chatices do gênero.
Amanhã, em Januária, às 9h00, Anastasia participará de um ato público em defesa do Rio São Francisco, na Avenida São Francisco, às margens do rio, próximo ao Hotel Girassol. O movimento faz parte do XVI Encontro da Maçonaria do Norte de Minas, promovido pelo Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte).
Confira nos parágrafos seguintes o relato do que será a visita de Anastasia a Montalvânia, de acordo com a assessoria de imprensa do Palácio da Liberdade. Falta um ano para as eleições. Além de Anastasia, são pré-candidatos ao governo mineiro o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), e alguém do PT, que se divide entre o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e o também ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome). Ao fim e ao cabo serão mesmo Anastasia e Hélio Costa no páreo. O PT mineiro será enquadrado por Lula em benefício de dona Dilma Roussef na disputa presidencial contra o tucano José Seerra. A sucessão, meu caro leitor, acaba de começar.
Após o almoço, segue para Montalvânia, onde, por volta das 14h00, reuni-se com lideranças políticas da região no auditório Juarez Espínola Guedes, do Monte Lopino. Durante o encontro será assinada a ordem de serviço para o início das obras do Proacesso Montalvânia–Juvenília. O trecho tem 28,22 km e recebeu R$ 19 milhões em investimentos do Estado. No mesmo evento, Anastasia assinará a renovação da concessão dos serviços de abastecimento de água da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) com o município de Montalvânia e os distritos de Capitânia, São Sebastião dos Poções e Pitarana, além da assunção dos serviços de esgotamento sanitário e abastecimento de água no distrito de Cana Brava. Serão investidos R$ 6,45 milhões do Governo do Estado, através da Copasa, nestas obras entre 2009 e 2010. A ordem se serviço para a assunção dos serviços de esgotamento sanitário pela Copasa em todo o município de Montalvânia será assinada na mesma ocasião pelo governador em exercício. Os R$ 4,3 milhões em recursos beneficiarão 8 mil pessoas. Ainda na cidade, o vice-governador anunciará a destinação de R$ 270 mil para os municípios de Manga, Montalvânia e São João das Missões, dentro do Projeto Estruturador Saúde em Casa, para melhorar a qualidade da assistência à saúde prestada à população. Na visita Anastasia também vai inaugurar o Projeto Clarear, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com luz no Bairro Raimundo Ferreira, em Montalvânia. Os 1,5 km de rede urbana iluminarão 36 postes de luz, beneficiando 27 famílias. O investimento do Governo de Minas neste empreendimento chegou a R$ 70 mil. Será assinado ainda um convênio no valor de R$ 30 mil, destinado à melhorias em um campo de futebol em São João das Missões, na região Norte de Minas.

Fonte: Blog do Luís Cláudio Guedes

sábado, 3 de outubro de 2009

FEIRA DE NEGÓCIOS DA PRODUÇÃO DA SERRA GERAL DE MINAS

Feira da produção e do negócio acontece no parque de exposições de Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Prossegue neste sábado, dia 3, a 1ª Prosseg – Feira da produção, negócios e prosperidades da região da Serra Geral de Minas – que acontece no parque de exposições de Janaúba.
Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Janaúba e pela Prefeitura de Janaúba, juntamente com outras instituições públicas e privadas, a Prosseg estima a movimentação de R$ 50 milhões em negócios.


A Prosseg posui 70 stands de vários setores, entre eles o agronegócio, indústria, tecnologia, moda, beleza, comércio e turismo. Fonte: Oliveira Júnior