quarta-feira, 18 de novembro de 2009

BR-135, A NOVELA CONTINUA



DNIT já pode autorizar ordem de serviço para asfalto entre Manga e Montalvânia
O deputado federal Humberto Souto (PPS) é, como se sabe, oposição ao governo Lula. O PPS tem pré-compromisso para firmar aliança com o PSDB do governador paulista, José Serra. Detalhe que não o impede de fazer anúncios de obras federais para a região Norte de Minas, que representa no Congresso Nacional. Agora, Souto vem de anunciar que o Ministério dos Transportes já tem mãos os projetos-executivos para mandar asfaltar os 64,9 quilômetros da BR-135 entre as cidades de Manga e Montalvânia, no Norte de Minas.
Foi o que garantiram o diretor-geral e o coordenador-geral de Construção Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot e Luis Munhoz Prosel Júnior, respectivamente, com quem Souto conversou em audiência aqui em Brasília.
Humberto Souto tem um senso de oportunidade que parece faltar aos deputados petistas Virgílio Guimarães (federal) e Paulo Guedes (Estadual), aliados do, estes sim, do governo federal e têm sistematicamente perdido o bonde da obra que nunca vem. “A confirmação de que os projetos estão no Dnit é uma notícia importante, ainda que as chuvas não permitam o início imediato do asfaltamento”, comentou o deputado Humberto Souto. Os dois projetos eram esperados há meses.
A demora, recorda Souto, chegou a irritar o vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva. Em julho, no exercício da Presidência da República, em audiência marcada pelo deputado Humberto Souto, Alencar recebeu representantes das bancadas estadual e federal do Norte de Minas e oito prefeitos interessados nas obras. Durante o encontro, telefonou para o comando do Exército, responsável pela elaboração dos projetos, e para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pedindo antecipação do cronograma federal que previa o início da obra para 2.012. 
É mais um anúncio da obra que é mesmo esperada há muito tempo. Mas as chuvas chegaram à região e a chegada do asfalto deve ser adiada mais uma vez.Talvez explique o fato dos petistas não colocarem a cara na janela para falar do assunto, mesmo que a notícia pareça ser boa. Por enquanto é isto: o Dnit pode mandar começar a obra. Mas será que vai?

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