sábado, 13 de março de 2010

Livro reúne relatos inéditos sobre vapores e vapozeiros do São Francisco

As últimas vozes da navegação do Velho Chico. Assim define o barranqueiro de Januária, romancista e teatrólogo, José Antônio de Souza, na contracapa do livro “Rio São Francisco: Vapores e Vapozeiros”. A obra retrata um período em que dezenas de embarcações povoavam o Médio São Francisco, garantindo a única forma de integração entre o Norte de Minas e o Nordeste do País, por um cenário que atesta a grande diversidade natural e cultural da nação.
Os relatos são de senhores com mais de 90 anos, em sua maioria, que registram personagens escolhidos entre a tripulação e passageiros, os sabores e cheiros a bordo e os sons dos apitos dos vapores, além de estórias de porto em porto no trecho entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA). Os autores realizaram um registro inédito incluindo entrevistas com 27 vapozeiros e imagens de 45 vapores, que navegaram entre 1871 a 1970, descobertas em arquivos particulares.
O auge da navegação na região aconteceu entre as décadas de 30 e 50, quando existiam três empresas responsáveis por transportar cargas e passageiros entre os Estados de Minas e da Bahia: a Companhia Indústria de Navegação de Pirapora, a Navegação Baiana e a Navegação Mineira. Em 1963, as três empresas se fundiram e foi criada a Companhia de Navegação do São Francisco. Com as melhorias das ligações rodoviárias na década de 60, começou o declínio das viagens.
Segundo um dos autores, Domingos Diniz, o livro é uma oportunidade para os vapozeiros “que nunca tiveram voz nem vez”. “Além da história oral, com relatos transcritos na íntegra, abordamos a ocupação, as artes e ofícios populares do São Francisco; e incluímos versos de poetas, que nos mostram os vapores na dimensão estética, e um glossário com termos técnicos de marinha e os localismos criados por vapozeiros”, completa Diniz.

Lançamento

O lançamento do livro, que teve sua edição patrocinada pela Companhia Energética de Minas Gerais, foi realizado na sede do Instituto Cultural Antônia Diniz (ICAD), em Pirapora, no dia 5 de fevereiro, às 20 horas. Em Belo Horizonte, o lançamento aconteceu na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, no dia 9 de fevereiro.

Serviço:
Título: Rio São Francisco: Vapores e Vapozeiros
Autores: Domingos Diniz, Ivan Passos Bandeira da Mota e Mariângela Diniz

Edição dos autores
355 páginas
Patrocínio: Companhia Energética de Minas Gerais
Parceria: Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz
Fonte: Blog do Fábio Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário