quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Projeto Travessia investe na criação de ambiente 100% livre do tabaco

Coordenadores de PSF e agentes comunitários de saúde dos quatro municípios norte-mineiros selecionados pelo Projeto Travessia participam de treinamento para multiplicar as propostas para criação de um ambiente 100% livre de tabaco em seus municípios. O treinamento acontece nesta quarta-feira, 09/09, no auditório da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros (GRS-MOC), ministrado pelas referências técnicas do Programa PREVPRI-Tabagismo da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).
O Programa Travessia contempla, no Norte de Minas, os municípios de Botumirim, Itacambira, Padre Carvalho e Cristália por apresentarem índice de desenvolvimento humano (IDH) abaixo de 0,680, população até 10.000 habitantes e estarem incluídos na área de abrangência do Pro-Acesso. Os vales do Mucuri, do Rio Doce e do Jequitinhonha são as outras regiões do Estado que tiveram municípios selecionados para participar do programa.
“O objetivo do Travessia é promover a inclusão social e produtiva da população em situação de vulnerabilidade social, articular e integrar o planejamento, executar e acompanhar as políticas públicas e estimular a criação de mecanismos de participação, monitoramento e controle social sobre essas políticas”, explica Renata Fiúza, referência de Promoção à Saúde da GRS-MOC.
O Programa Travessia articula ações voltadas para a saúde, educação, intervenções urbanas, saneamento, gestão social e geração de renda, visando atender às famílias de forma integral. “As ações na área da saúde visam a melhoria da infra-estrutura das unidades básicas de saúde, aumento do número de domicílios atendidos pelo Programa de Saúde da Família, redução das taxas de desnutrição e mortalidade infantil e da gravidez não planejada na adolescência e combate ao tabagismo”, ressalta Renata Fiúza.
No treinamento desta quarta-feira, os técnicos da SES fazem uma análise dos riscos do tabagismo e propõem ações para seu controle e prevenção. “Depois da fome, o tabagismo representa a maior causa evitável de doença e morte no mundo e é considerado o principal fator de risco evitável de doenças como câncer, derrames cerebrais e infartos”, avalia Nívio Geraldo da Cruz, referência estadual do PREVPRI.
Segundo o técnico, o tabaco causa mais mortes prematuras do que a soma das mortes causadas por acidentes de automóvel, incêndios, AIDS, cocaína, heroína, álcool e suicídios. “As ações de prevenção e controle do tabagismo representam, portanto, uma das prioridades do Projeto Travessia, já que este tem como principal meta a promoção da qualidade de vida”, conclui a referência técnica estadual sobre tabagismo da SES, Estela de Cássia Pereira.
As referências técnicas de Promoção à Saúde da GRS-MOC, coordenadores de PSF e agentes comunitários serão multiplicadores nos municípios. “Estamos concluindo as oficinas de planejamento das ações para a redução da mortalidade infantil e do uso de drogas lícitas e ilícitas pelas crianças e adolescentes. Agora, vamos investir toda a atenção para criar nos quatro municípios do Travessia um ambiente 100% livre de tabaco”, observa Renata Fiúza.
Segundo a técnica, as ações vão envolver agentes de saúde, enfermeiros, médicos e psicólogos. “Juntos, vamos implantar e desenvolver o programa de tratamento de tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde e postos de saúde”, conclui.

Fonte: Jerusia Arruda
Assessoria de Comunicação Social
Gerência Regional de Saúde de Montes Claros
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
(38) 3221-5055 / 9904-3014

Nenhum comentário:

Postar um comentário