quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Diga Sim à Revitalização! Vote em quem preserva a natureza e respeita as comunidades tradicionais!

* Janaelle Neri

Há tempos o norte de Minas vem sofrendo com as agressões ambientais. O Cerrado brasileiro, o semi árido e toda a caatinga é hoje o maior alvo do agronegócio com as monoculturas e também grandes reféns dos exploradores de mata nativa para a venda de carvão vegetal, além da ameaça silenciosa das grandes criações de gado. Com muitas especificidades, o vale do São Francisco, seus pequenos, médios e grandes produtores tentam viver harmoniosamente a realidade da escassez de água, mesmo sendo banhado pelo Rio Da Integração Nacional. Pensando nas grandes dificuldades e grandes desafios que precisamos enfrentar é que a sociedade hoje empenha na organização dos Conselhos Municipais Ambientais e ainda nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, espaços constituídos onde ocorre o diálogo entre Poder Público e Sociedade Civil. É tempo de o Poder Público Municipal pensar Políticas Públicas que tratem deste assunto com sensatez e que planeje de forma clara os enfrentamentos municipais para a preservação ambiental e principalmente recuperação de áreas degradadas. O Rio São Francisco, a bola da vez nos Planos Nacionais de enfrentamento da seca, sofre claramente os anos e anos de agressões, principalmente aos seus afluentes, que lentamente morrem.
No município de Manga e São João das Missões temos um exemplo magnífico de que quando há forças positivas e articulação, as mãos humanas não agem apenas movidas por ambição e egoísmo. Há aproximadamente dois anos acontecem em São João das Missões reuniões campais, mobilizações comunitárias e mutirões tendo como principal objetivo a revitalização do Rio Itacarambi, fonte de vida para produtores dos municípios de São João das Missões e Manga e que alimenta uma grande barragem construída pela CODEVASF na década de 80. A participação efetiva do CODEMA de São João das Missões, com apoio do Instituto Estadual de Florestas, Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Núcleo de Ciências Agrárias da UFMG e principalmente com apoio das comunidades locais resultou na primeira iniciativa na história destes municípios de revitalização de matas ciliares e cuidados com o fluxo de água de um rio.
Dando continuidade às articulações do CODEMA de São João das Missões, que brilhantemente coordenou e direcionou as atividades para o diagnóstico ambiental do Rio Itacarambi foi organizada uma reunião no último dia 14 na Comunidade de São José das Traíras com os produtores do vale do Rio Itacarambi. A reunião, oportunidade de fortalecer as ações já desenvolvidas, transformou-se em uma manifestação de um grupo inflamado e contraditório, liderado pelo Deputado Paulo Guedes.
As águas do Rio Itacarambi, nos anos de 2007 e 2008 não conseguiram chegar até o Rio São Francisco, comprometendo o abastecimento das famílias que moram na parte baixa da bacia. A água era desviada de forma ilegal no decorrer do seu leito. Os produtores que praticavam o desvio sem responsabilidade e sem solidariedade foram advertidos e posteriormente multados pelo IGAM. As multas, obviamente, não foram bem quistas pelos produtores, inclusive o Deputado Paulo Guedes, que alimenta uma lagoa particular em sua terra com desvio da água do rio Itacarambi. A postura do deputado na reunião na comunidade em São José das Traíras nos leva a refletir sobre o valor do instrumento voto também no quesito ‘preservação ambiental’. Contudo, a postura do deputado não surpreendeu a nenhuma das lideranças comunitárias envolvidas na revitalização do rio e também não surpreende o eleitor da região do Vale do São Francisco pois vai de encontro às decisões egoístas e errôneas tomadas nestes anos e anos de vida política. O que causa estranhamento é que o deputado Paulo Guedes foi o mesmo sujeito a pleitear a coordenação da CODEVASF , órgão que institucionalmente preza pelos investimentos na recuperação e revitalização da Bacia do Rio São Francisco, não justificando a postura de ir contra a revitalização do Rio Itacarambi. E causa ainda mais estranhamento é o fato de o atual deputado ter ficado tanto tempo como coordenador regional do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) e não ter tido neste tempo sensibilidade quanto à atual situação do seu próprio quintal, da sua própria região, não ter percebido que o norte de Minas é mais do que doação de canos e caixas d’água em tempos de eleição. Não se necessita de lideranças políticas que inflamem comunidades, que conseguem votos com recursos públicos, precisa-se de pessoas mais sensíveis e mais informadas sobre a sua própria região, sobre a situação de abandono em que vivem as famílias, que não precisam de festas de trios elétricos, camisetas e abadares e muito menos de promessas. Precisa-se de líderes sensatos, de esperanças concretas e principalmente de ações, de poder acreditar ainda que cargos são por competência e não por apadrinhamentos, que cargo político é responsabilidade e não só o ganha pão individual. É lamentável a postura do Deputado frente à revitalização do Rio Itacarambi, mas é muito mais lamentável a postura omissa dos cidadãos dos dois municípios frente a isso.

Salve o Rio Itacarambi!
Diga Sim à Revitalização!
Vote em quem preserva a natureza e respeita as comunidades tradicionais!

*Janaelle Neri é ambientalista de Manga - MG
inmesocial@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário