sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Samu atende 1,5 milhão de pessoas no Norte de Minas

Organização, seriedade e, sobretudo, compromisso social no atendimento à população, não somente de Montes Claros, mas, de municípios da região Norte do estado. Estas são características peculiares ao Samu 192 Macro Norte que abarca a maioria dos serviços de saúde da região e que vem desenvolvendo trabalha à altura do que a cidade e a região necessita. O serviço funciona 24 horas por dia, realizando o atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas.
Enius Freire Versiani, coordenador médico, explica que a ligação é atendida por um telefonista na central de regulação que identifica a emergência e imediatamente transfere a ligação para o médico regulador. Este faz o diagnóstico da situação e decide sobre o envio de uma ambulância. Revela que são 34 bases fixas, sendo Montes Claros pólo e núcleo ordenador das urgências e emergências e ainda uma central de regulação médica atuando com 3 médicos reguladores, 4 telefonistas auxiliares de regulação médica (TARM) e 2 rádio-operadores.
Frisa ainda que atuam diariamente 6 unidades de suporte avançado (USA), 37 unidades de suporte básico (USB) com cerca de 120 profissionais de plantão.
- As cidades de Brasília de Minas, Pirapora, Janaúba e Taiobeiras também contam unidades de suporte avançadas e unidades de suporte básicas e mais 29 cidades do Norte de Minas foram contempladas com uma unidade de suporte básico.
Observa ainda que, no total, são 37 USB, 6 USA e 8 ambulâncias, e está previsto o convênio com a polícia militar para a utilização do helicóptero. Enius salienta que atuam cerca de 600 profissionais no Samu 192 Macro Norte.
- Assim como contamos com um gerente administrativo, um gerente logístico, um chefe de frota, 1 chefe administrativo da sede regional, 1 chefe de apoio administrativo às bases regionais, 70 médicos reguladores e intervencionistas, 31 enfermeiros, 215 condutores, 210 técnicos de enfermagem, 30 administrativos e 8 rádio-operadores.
Todos os municípios tem acesso ao Samu através do número nacional das urgências médicas: 192. A região macro norte de Minas, com população estimada de 1.548.945 habitantes, com extensão territorial de 122. 176 km² e densidade demográfica de 12,6 hab/km², tem cobertura do Samu através de suas 43 unidades móveis espalhadas estrategicamente pela região com objetivo de responder de maneira eficaz e humana as necessidades da população oferecendo uma resposta médica ao seu pedido de auxílio, que pode ser desde uma orientação telefônica ou um atendimento clínico domiciliar até o atendimento de pacientes graves que necessitem de UTI a serem encaminhados à um hospital.

(Foto: Xu Medeiros)

Samu 192 Macro Norte/MG tem como objetivo prestar assistência a população dos 86 municípios que firmaram convênio com a secretaria de estado da saúde. O projeto, agora transformado em realidade é ousado, mas tem como desafio levar assistência em urgência e emergência, prestando socorro adequado e humanizado a cerca de 1.548.945 habitantes da região Norte de Minas.
A montagem da equipe se deu através de processo seletivo organizado pela Cotec/Unimontes, divididos em parte teórica e prática, a fim de levar a seleção de funcionários experientes e com perfil para atuação no atendimento pré-hospitalar.
Fonte: Samuel Nunes - O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário