sábado, 25 de julho de 2009

Idene capacita agentes para elaboração de projetos comunitários

Os resultados exitosos do projeto de combate à pobreza rural - PCPR/MG quanto à organização social das comunidades rurais, motivaram o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas – Idene a capacitar agentes para a elaboração de projetos comunitários.
Em parceria com o Instituto de Governança Social – IGS/ Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS, foi criada uma Rede Participativa de Elaboração de Projetos Comunitários com o objetivo de promover encontros preparatórios para a formulação de projetos.
No início deste mês de julho, uma capacitação da rede foi realizada em Montes Claros, com o objetivo de estimular as pessoas que lidam com as comunidades a discutir prioridades, identificar demandas e organizar suas idéias em forma de projetos, que sejam um caminho para acessar diversas políticas públicas.
Segundo o diretor regional do Idene do Norte de Minas, Edson Couto, é importante valorizar as parcerias e priorizar as necessidades para obter resultados positivos, e assim, ajudar a promover o desenvolvimento regional.
CAPACITAÇÃO
A analista de projetos do IGS/Cemais, Marina Marinho, que ministrou a capacitação, orientou os participantes quanto à estrutura e o passo a passo para a formulação de projetos, desde a definição de problemas e objetivos até a redação final, destacando que em um trabalho em grupo, numa associação, é preciso estabelecer critérios transparentes.
- Para a formulação de projetos comunitários, em primeiro lugar, deve-se considerar a importância do engajamento da comunidade na proposta do projeto e caminhar juntos, fortalecendo a colaboração de uns com os outros, conclui.
Participaram dessa capacitação, representantes de Associações, de Conselhos e pastorais dos municípios de Montes Claros, Juramento, Pirapora, Bocaiúva, Claro dos Poções e Francisco Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário