sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sorriso no Campo atende oito municípios no Norte de Minas

O programa tem o objetivo de prestar atendimento odontológico para a população de pequenos municípios mineiros. Com a participação de 16 acadêmicos do 8º e 9º período do curso de Odontologia, as ações foram iniciadas nessa segunda-feira (13) e prosseguem até o dia 31 de julho, com ênfase maior à rede de atenção primária de saúde, diagnósticos, exames preventivos e consultas.
Esta é a 11ª etapa do programa Sorriso no Campo, que envolve, ainda, outros 10 cursos de Odontologia de universidades e faculdades mineiras, beneficiando 43 cidades. A Unimontes é a instituição com o maior número de municípios atendidos (8), todos situados na região Norte: Bocaiúva, Francisco Sá, Glaucilândia, Guaraciama, Ibiaí, Januária, Juramento e Mirabela.
A participação no programa é voluntária, sendo que os acadêmicos cumprem uma capacitação prévia de 12 horas. Cada município receberá dois acadêmicos, orientados pelos professores Jairo Evangelista, Gislaine Teixeira Maia, Jussara Melo, Mânia de Quadros Coelho Pinto, Renata Francine de Oliveira e Jussara Melo.
Segundo a professora Jussara Melo, coordenadora do programa no âmbito da Unimontes, neste semestre, as atividades serão concentradas em comunidades rurais, incluindo assentamentos de reforma agrária.
Além do atendimento propriamente dito, os acadêmicos vão atuar diretamente na elaboração de um plano de ações da atenção à saúde bucal primária de cada município. “Ao final desta etapa, o relatório de cada cidade será encaminhado à respectiva prefeitura para que o trabalho relacionado à Odontologia tenha continuidade”, complementou a coordenadora, que também é delegada do Conselho Regional de Odontologia (CRO/MG) para a região Norte.
Ela considera como essencial a participação da universidade no programa, por permitir que o aluno tenha contato com a realidade profissional ainda na graduação. “O aluno passa a ser um agente de transformação nos serviços de atenção primária à saúde de sua própria região”, salienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário